Duck World

Monday, October 08, 2007

Jornalistas...

Os últimos meses têm sido bastante difíceis para a nossa Pata. Mudou para uma pateira nova, recomeçou os 538787 trabalhos simultâneos (Ah pois! A vida tá difícil e é preciso pagar a pateira!) e ainda teve de arranjar tempo para tratar dos seus estudos (Sim, ela é uma pata em Formação Contínua, que precisa de aprender mais, para poder ganhar mais, para poder pagar a pateira nova).
Há uns dias atrás, enquanto as penas das asas manobravam habilmente o comando da televisão numa típica rotina de zapping, os seus olhos e ouvidos detiveram-se num canal televisivo português. Perguntava o jornalista, enfiando o microfone na boca do entrevistado, não fosse este conseguir dizer mais do que devia: "Então e como é que você se sente pela sua mãe ter sido assassinada com uma casca de noz, por o seu pai estar neste momento entre a vida e a morte e o seu cão ter sido vorazmente devorado pelo piriquito da sua namorada?" O inquirido limitava-se a dizer que era muito triste, dentro do que o espaço ocupado pelo microfone lhe permitia.
Cansada de ver estas figuras jornalísticas patéticas, a Pata carrega noutro botão do comando da TV (também esta acrescendo no valor das prestações a que a Pata em início de vida terá de sobreviver). Uma outra jornalista, com três entrevistados à sua frente, levava a cabo a pesada tarefa de pôr os três especialistas a conversarem sobre o mediático e infeliz caso de Madeleine McCann:
JORNALISTA: "Então e diga-me Dr. Chaves, sendo você um grande especialista em Apicultura, pensa que efectivamente os pais da menina poderão estar envolvidos na sua morte?"
DR. CHAVES: "Na minha opinião, sem dúvida que estão. Vejamos, os pais foram jantar fora... (eu vou obviamente omitir todas estas as explicações, dado que é uma história que toda a gente já sabe de cor e salteado pelos piores motivos) ... por isso na minha opinião os pais são completamente culpados, embora eu não acredite que eles lhe tenham feito algum mal."
JORNALISTA: "Muito obrigada. Penso que agora será a vez de perguntarmos ao Sr. Almeida, um conceituado especialista na recolha do lixo a sua opinião sobre o assunto."
A Pata suspira, enquanto na TV se vê um modelo do Ocean Club feito com fósforos, para simular o que verdadeiramente aconteceu. Ela pensa na pobre menina que, onde quer que esteja, está certamente alheia a este festival todo e muda novamente de canal. Sendo este horário, o que as "ciências" televisivas chamam de "horário nobre" (mas que pelo andar da carroça está a ficar cada vez mais popularucho) a Pata não estranha que nesta nova mudança de canal venha a encontrar novamente a cara de um jornalista, desta vez completamente encharcado, por causa da chuva, com um microfone na mão, exaltadíssimo com a notícia que tem para dar, pois deve estar certo que o mundo nunca mais será o mesmo assim que disser as seguintes palavras: "Pois é, José, neste momento encontro-me à porta do hotel onde está hospedada toda a equipa do Sporting. Interrompemos a tua entrevista a um conceituado político ex-Primeiro-Ministro português, para actualizar as notícias sobre o clube leonino e para informar que continuamos todos à espera que saia alguém do hotel. Até ao momento ainda não vimos ninguém, mas certamente sairão em breve e a nossa televisão estará aqui para cobrir esse momento. Gostaria também de acrescentar, e isto é um ponto muito importante na história do futebol português, que o Liedson terá pedido para trocar de quarto, porque, de acordo com o que conseguimos apurar, a sanita da sua suite se encontrava entupida. Por agora é tudo. Caso hajam novos desenvolvimentos, entraremos novamente em directo."
Por esta altura, a imagem volta novamente para o estudio onde está a ser feito o noticiário e a Pata contempla a cara aflita do José que está naquele preciso momento a olhar para a cadeira agora vazia, onde momentos antes estava sentado o conceituado político ex-Primeiro-Ministro.
A Pata suspira novamente e muda para a RTP 2. A esta hora deverá estar a dar um interessante episódio do Noddy, com o qual a Pata irá certamente aprender qualquer coisa importante...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home